top of page

 Projeto Cansat

CanSat Portugal

O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA). 

Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.

A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.

O que é um CanSat?

Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante; daí o nome CanSat. Os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores

Competição CanSat

As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento. Este pode ser feito através de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1km, ou através de um avião, drone ou balão. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados colhidos. 

Com esta competição, os estudantes têm a oportunidade de passar por todos os estágios de um projeto especial real: escolher os objetivos da sua missão, projetar o CanSat, integrar todos os seus componentes, testar o sistema, preparar para o lançamento e analisar os dados científicos obtidos.

O ESERO Portugal organiza, desde 2014, uma competição a nível nacional. São selecionadas 15 equipas para a prova final. A equipa vencedora fica qualificada para competir no CanSat Internacional, organizado pela ESA.

Consultar todas as informações em https://www.esero.pt/568/8---edi--o-do-CanSat-Portugal

b_ESA_b_pillars.png
esero_portugal.jfif
ciência viva.png
bottom of page