8 de junho
Belo dia este, com calor e um Sol animado e radioso! 🌞
Por falar em Sol, é precisamente dele que precisamos para a nossa missão secundária: a medição da irradiância e da sua variação com a altitude.
Contudo, os nossos sensores não medem a irradiância, tivemos de os configurar. Por isso, dirigimo-nos ao LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), onde fomos recebidos pela Eng.ª Maria João Carvalho, pelo Eng. Jorge Facão e pela Dra. Soraia Páscoa, a quem queremos expressar o nosso agradecimento por esta oportunidade.
Lá, havia um piranómetro (esse sim mede a irradiância) ao pé do qual colocámos o nosso aparelho de teste, com 3 LDRs ligados a diferentes resistências.
Durante uma semana, o aparelho registou valores que foram depois comparados com os do piranómetro. No entanto, devido a erros de programação, os resultados não foram os melhores, pelo que decidimos repetir os testes, agora com um programa funcional e ainda mais sensores.
Depois da análise de dados, percebemos que a solução mais adequada seria um LDR conectado a uma resistência de 1 kΩ e obtivemos uma função útil para a configuração dos nossos sensores.
Comments